Ambiente
Imprimir Partilhar

Planta invasora danifica biodiversidade e estruturas

Trata-se de uma erva de grande porte, até 3m de altura e com raízes profundas (até 3m) que no verão, apresenta pequenas flores brancas salientes acima dos caules e folhas.
Cresce em solo livre, junto a casas, em muros, pavimentos, passeios, etc. As raízes e rizomas podem danificar essas infraestruturas e interferir com canalizações danificando tubagens e entupindo fossas ao explorar fendas em busca de água.
Os custos de controlo e reparação dos danos causados podem ser muito avultados, de 5.000 a €250.000/ha/ano, reforçando a urgência de atuação o mais cedo possível. O controlo é desafiante, exigindo persistência e continuidade das intervenções para obter bons resultados.

O que deve fazer se avistar esta planta invasora?
- Aprenda a reconhecer a espécie!
- Se a vir, registe em www.invasoras.pt/mapeamento ou APP "Plantas Invasoras" (iOS & Android) ou outra APP.
- Se a vir à venda (viveiro, florista, internet,...), informe o proprietário que é proibido e/ou alerte as autoridades (SEPNA, exoticas@icnf.pt).
- Se a tem no jardim/terreno elimine-a e alerte os vizinhos. Pode arrancar repetidamente e escavar (eliminar partes subterrâneas) ou aplicar herbicida.
- A biomassa deve ser deixada a secar (ex., em cima de plástico, para impedir que enraíze), colocada num saco robusto (até secar completamente) ou queimada (seca).
- Se a controlar, plante outras espécies para dificultar a reinvasão.
Ficheiro Relacionado: Mais informações
Ler mais