Freguesias
Imprimir Partilhar

Paramos comemorou Dia da Freguesia

Paramos viveu no passado sábado, 24 de setembro, uma noite de cultura e um momento histórico para esta freguesia, que pela primeira vez comemorou o Dia da Freguesia.
Com a lei n.º 621, de 23 de junho de 1916, começa-se a designar-se freguesias, às Juntas de Paróquia, separando a estrutura civil (freguesia) e a estrutura eclesiástica (paróquia). A Junta de Freguesia ao consultar o seu livro de atas repara que a primeira ata com a designação de Junta de Freguesia, é a 1 de outubro de 1916. Depois de um estudo aprofundado, o executivo da junta, delibera em novembro de 2019, que o dia da freguesia passe a ser a 24 de setembro, tendo sido aprovada essa decisão pela assembleia de freguesia.
As celebrações deste dia têm vindo a ser adiadas devido à pandemia, até que este ano foi possível criar um programa simples mas com um significado importante para esta junta e para a população da freguesia.

O atual executivo da Junta de Freguesia de Paramos decidiu homenageou os ex-presidentes de junta eleitos depois do 25 de abril que contribuíram para a afirmação da mesma. Foram eles João Batista Dias da Costa, José Maria Pereira Carvalho e Sá, Augusto Gomes da Silva e Américo Castro Pinto dos Santos.

O presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias, referiu que "celebrar o dia da nossa freguesia é também reconhecer e agradecer o contributo de todos os cidadãos, de todas as coletividades e associações que dinamizam a nossa freguesia pelo seu contributo na cultura, no desporto e nas ações humanitárias. Apenas conseguiremos compreender a grandeza da nossa freguesia, se respeitarmos a história e todos aqueles que ao longo dos tempos contribuíram para a construção da mesma."

Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho, mencionou os projetos em desenvolvimento para esta freguesia e afirmou que "as freguesias não são os parentes pobres da democracia. As freguesias são nossos parceiros e têm um profundo conhecimento do território e das pessoas, por isso é que estamos a conseguir avançar com passos firmes e seguros. Não tenho dúvidas que em conjunto vamos conseguir afirmar Paramos como uma freguesia estratégica do município, da região onde nos encontramos e também do país".

Esta cerimónia decorreu na sede da Banda União Musical Paramense e contou também com as presenças das vereadoras do executivo municipal Maria Manuel Cruz e Leonor Lêdo da Fonseca, dos vereadores sem pelouro Lurdes Ganicho e João Passos, e dos presidentes das juntas de freguesia do concelho e seus representantes.

Ler mais