Saúde
Imprimir Partilhar

Centro Hospitalar inaugurou instalações da nova farmácia hospitalar

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) inaugurou hoje a nova farmácia hospitalar.

Segundo a direção do CHVNGE, "a farmácia hospitalar, até agora em funcionamento em pavilhão provisório, passa agora para uma área de 1.350m2, que representa o dobro da atual, integrando o Novo Edifício Hospitalar (NEH)".

Fruto de um investimento superior a 3 milhões de euros, esta farmácia do CHVNGE está dotada de novos equipamentos que irão permitir a introdução de novas terapias, garantindo os níveis de segurança dos medicamentos preparados. O CHVNGE serve uma população direta de mais de 350 mil utentes, nos quais se inclui a população do concelho de Espinho e que, a partir de agora, poderão beneficiar da localização desta farmácia, no centro da Unidade I, que permite uma "maior eficiência" em termos da sua resposta logística, que reduz os tempos de entrega na área de cuidados intensivos, urgência, bloco operatório e internamentos.

"Esta obra representa mais um passo na finalização do NEH, no qual se encontram já a decorrer as obras que irão permitir criar uma área de internamento para doentes cirúrgicos e de infecciologia com quartos de isolamento, numa área superior a 7.000 metros quadrados". Esta intervenção irá concluir definitivamente o NEH, que já alberga o serviço de imagiologia, urgência geral, pediátrica e obstetrícia, cuidados intensivos, bloco de partos, internamento de obstetrícia, de pediatria e de ginecologia e bloco cirúrgico.

Esta inauguração contou com as presenças de Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho e Manuel Pizarro, ministro da Saúde, que garantiu que "os investimentos neste centro hospitalar vão continuar. Está em obra um piso inteiro para várias unidades de internamento que será inaugurado nos próximos meses e, em 2023, começarão obras neste hospital para a unidade de neurolíticos e para o novo heliporto".
Ler mais