Obras
Imprimir Partilhar

Beneficiação das Paragens de Autocarro no concelho de Espinho

A Câmara Municipal de Espinho encontra-se a instalar, por todo o concelho, 129 abrigos de apoio às Paragens de Autocarro.

Esta melhoria decorre no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano-PEDU, referente à mobilidade urbana sustentável (PAMUS).
A instalação de abrigos de apoio às paragens de autocarro insere-se na estratégia de mobilidade do Município, que visa dotar a cidade de uma rede funcional de interfaces localizadas em pontos estratégicos,  dado que as existentes são em número reduzido e sem as condições de conforto e acessibilidade necessárias. 

Esta intervenção melhorará as condições de acessibilidade e de mobilidade, bem como das condições de conforto das respetivas paragens, promovendo um acréscimo do uso dos transportes públicos, nomeadamente rodoviários, em detrimento do uso de transporte individual.

A estratégia da mobilidade do município contempla ainda um conjunto de medidas de adaptação e atenuação energética, operacionalizadas através da construção de uma rede de ciclovias e de percursos pedonais. 

Em concreto, trata-se de promover o uso ciclável e melhorar a atratividade do transporte coletivo, para aumentar os índices de utilização de ambos, reduzindo assim o uso do automóvel no centro da cidade e consequentemente as emissões de CO₂.
Ler mais