Saúde
Imprimir Partilhar

1º Encontro do Plano Municipal de Saúde

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, no passado dia 7 de abril, a Câmara Municipal promoveu o 1º Encontro do Plano Municipal de Saúde no Fórum de Arte e Cultura de Espinho - FACE.

A saúde é um dos eixos prioritários da Câmara Municipal. Neste primeiro encontro, que teve como objetivo construir as bases do Plano Municipal de Saúde do concelho de Espinho, foram reunidos profissionais das áreas da saúde e de diferentes áreas do conhecimento, bem como outros parceiros da autarquia e demais agentes intervenientes na cidade, num processo que se pretende participativo e de partilha de boas práticas no âmbito da promoção da saúde.

O 1º Encontro do Plano Municipal de Saúde visa uma nova abordagem no estudo e na definição de políticas municipais.

Partindo de uma análise minuciosa de múltiplos indicadores presentes e necessidades relacionadas diretamente com a saúde estabeleceu-se ligação com outras determinantes que a influenciam como é o caso das sociais, climáticas, ambientais, económicas, arquitetónicas, e urbanísticas no ordenamento do território procurando junto da academia ferramentas de inovação e desenvolvimento. Trata-se de uma forma que pretende ser inspiradora para todos os parceiros da comunidade.

O Plano Municipal de Saúde resulta naturalmente da delegação de competências no quadro das transferências estatais em curso, mas não se esgota em si mesmo. Representa uma oportunidade de em conjunto melhorar a saúde dos munícipes, não só ao nível dos cuidados de saúde, mas também das determinantes concretas de saúde presentes no concelho de Espinho, considerando outras frentes e determinantes que influenciam a saúde.

Ler mais