Formação
Imprimir Partilhar

Espinho recebe formação gratuita de nadadores salvadores com Surf & Rescue

Segundo os relatórios da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, nos últimos 5 anos foram registadas 600 mortes em meio aquático, sendo que a grande maioria dos afogamentos acontece no mar. Numa tentativa de contrariar estes números, a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) promovem, dia 15 de maio, uma formação gratuita na Praia da Baía.

À 5ª edição, o Surf & Rescue soma mais de 350 participantes, espalhados por ações desenvolvidas em 7 municípios, sendo a primeira dessas ações realizada em Espinho, na Praia da Baía, no próximo dia 15 de maio. 
A aula tem um limite máximo de 60 inscritos, que se devem fazer acompanhar de um fato de neoprene e da prancha com que costumam surfar e/ou prancha soft de iniciação. A formação terá uma duração total de 7 horas e divide-se entre componente teórico-pratica e exercícios práticos – nomeadamente salvamento sem meios, salvamento com prancha, e sequência completa de resgate e suporte básico de vida. O objetivo é que os participantes aprendam não só a socorrer vítimas de afogamento, como a agir em situações em que os próprios possam estar em perigo.

Com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimento entre nadadores salvadores e surfistas, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de surf se pode inscrever, de forma gratuita, no website oficial da iniciativa. Assim como os nadadores salvadores profissionais, certificados pelo ISN, se podem inscrever através do website da Autoridade Marítima Nacional. No final, a formação atribui 1.4 Unidades de Crédito para revalidação dos Títulos de Treinadores IPDJ (TPTD- Título Profissional de Treinador de Desporto, emitido pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude). Com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimento entre nadadores salvadores e surfistas, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de surf se pode inscrever, de forma gratuita, no website oficial da iniciativa. Assim como os nadadores salvadores profissionais, certificados pelo ISN, se podem inscrever através do website da Autoridade Marítima Nacional. No final, a formação atribui 1.4 Unidades de Crédito para revalidação dos Títulos de Treinadores IPDJ (TPTD- Título Profissional de Treinador de Desporto, emitido pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude). Com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimento entre nadadores salvadores e  surfistas, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de surf se pode inscrever, de forma gratuita, no website oficial da iniciativa. Assim como os nadadores salvadores profissionais, certificados pelo ISN, se  podem inscrever através do website da Autoridade Marítima Nacional. No final, a formação atribui 1.4 Unidades de Crédito para revalidação dos Títulos de Treinadores IPDJ (TPTD- Título Profissional de Treinador de Desporto, emitido pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude).

A iniciativa Surf & Rescue é promovida pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o apoio da Fundação Princess Charlène of Monaco, da marca La Roche-Posay, do estúdio criativo Ocyano, e ainda do grupo de municípios participantes, no qual está inserido o Município de Espinho.


Ler mais