Cinema
Imprimir Partilhar

"Do Grão à Mó": Documentário revela o legado dos Moinhos de Espinho

O Dia Nacional dos Moinhos, foi marcado pela história e cultura da nossa região através do documentário "Do Grão à Mó - Moinhos do Concelho de Espinho", com produção da Câmara Municipal de Espinho. O primeiro dia de exibição decorreu no Centro Multimeios de Espinho, no dia 7, revelando a essência dos históricos moinhos de Espinho e as histórias pessoais das famílias que os mantêm vivos.

A sessão foi aberta pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Luís Canelas, que realçou a importância deste trabalho, "que visa não apenas preservar, mas também partilhar com as novas gerações, o inestimável valor deste património, sublinhando a importância de conhecer e respeitar as tradições que moldaram o nosso passado. Endereçando os parabéns à Divisão da Cultura e Museologia da Câmara, bem como à participação especial do Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde e do Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos que enriqueceram esta sessão com a autenticidade da música e dança tradicional.".

"Do Grão à Mó - Moinhos do Concelho de Espinho" não é meramente um documentário; é uma viagem ao coração da nossa identidade rural, explorando o papel crucial desempenhado pelos moinhos hidráulicos na economia e na sociedade. Movidos pelas águas das ribeiras do Mocho, de Silvalde e de Rio Maior, estes moinhos são testemunhos vivos de uma era definida pelo trabalho árduo e pela comunhão com a natureza.

As sessões prosseguem nos dias 9 e 10 às 14:30 e no dia 12 de abril às 11:00. A entrada é completamente livre e gratuita, sendo necessário o levantamento dos bilhetes no Centro Multimeios de Espinho.

Ler mais