Comemorações
Imprimir Partilhar

Comemorações do 25 de Abril

Após uma manhã de 25 de Abril repleta de cerimónias solenes, incluindo o hastear de bandeiras e uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, a tarde foi marcada por uma evocação especial da efeméride.

O Regimento de Engenharia nº3, de Espinho, liderou um Desfile Militar, que contou com a presença do executivo municipal, ex-combatentes e militares. O desfile percorreu a cidade, partindo da Praça Dr. José Salvador e seguindo pela Rua 19 e Avenida 8, concluindo na Praça Progresso. Esta iniciativa simbolizou uma homenagem vibrante à liberdade e ao espírito revolucionário desta data especial para todos os portugueses.

À noite, lugar para o concerto comemorativo "Cantemos o Novo Dia!" que marcou os 50 anos do 25 de Abril na nossa cidade. Esta iniciativa contou com a prestigiada participação do Coro dos Amigos da Música de Espinho, sob a direção musical de Fausto Neves, e teve ainda a presença especial da atriz Maria Emília Correia na narração e de Luís Duarte ao piano.
Este espetáculo foi uma homenagem à liberdade e à democracia, que intercalou músicas de Fernando Lopes-Graça com versos de destacados poetas portugueses do século XX. Nesta noite foi celebrada a história e reafirmado o compromisso contínuo com os valores de liberdade e democracia, através da música e da poesia, como ferramentas poderosas para relembrar e celebrar "o novo dia" pelo qual se esperou e lutou durante décadas. O vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Luís Canelas, destacou a atuação de excelência do coro e todos os restantes envolvidos, elogiando-os por uma atuação na qual "a liberdade foi sentida de forma única e especial".

Sob o mote "Abril pelas Bandas Filarmónicas do Concelho", decorreu na tarde de sábado (27 abril), um momento especial nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que reuniu as bandas de música do concelho.
A Banda de Música de Espinho, a Banda Musical de São Tiago de Silvalde, a Tuna Musical de Anta e a Banda União Musical Paramense juntaram-se para uma celebração musical que percorreu várias as da cidade e culminou na Praça Dr José Salvador (largo da Câmara Municipal). Este desfile foi marcado pela união na memória da "Revolução dos Cravos", uma manifestação vibrante do talento local e da paixão pela música. 
As bandas foram recebidas pelo executivo municipal à chegadas à Praça Dr José Salvador, local que serviu de palco para a interpretação conjunta de várias peças musicais que se consideram verdadeiros ícones da revolução de 25 de Abril de 1974, evocando o espírito de liberdade e de celebração que caracteriza este mês histórico para Portugal.

Em Espinho, a programação das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril contou ainda com um variado leque de outras iniciativas, nas quais se incluem: Onda Poética "50 anos do 25 de abril", Caminhada pela Liberdade, Honras Militares no Monumento dos Ex-Combatentes, Concerto "A Cantiga é uma arma", concerto "Canções de Liberdade" e 25 Abril - 50 Anos, 50 Rimas.
Ler mais